terça-feira, 30 de julho de 2013

Horta em vaso: você pode plantar

Horta em vaso: você pode plantar

Você já pensou em ter uma horta em casa? Com certeza você prefere preparar receitas com ervas colhidas no seu quintal, livre de agrotóxicos e sempre frescas!

Mesmo não tendo espaço para fazer aquele canteiro de terra, também é possível plantar em vasos, que além de se desenvolver super bem, ainda compõem arranjos que decoram sua casa com muito estilo!

Antes de montar sua horta, é preciso escolher bem o local. Para crescerem viçosas, as hortaliças precisam de sol por, no mínimo, quatro horas diárias. Com pouca luz, as plantas ficam vulneráveis ao ataque de pragas. Você pode, também, montá-la em uma parede e pendurar alguns vasinhos, mas cuidado na hora de pendurá-los e não atrapalhar a incidência de sol no de baixo.

O paisagista Gilberto Elkis sempre dá um tratamento ornamental. "Mesmo em uma varanda pequena ou em um quntal que tenha outras plantas, o interessanete é criar um novo ambiente para as ervas", diz ele. Para facilitar e colheita, a rega, e proteger os vasos dos animais de estimação, o paisagista indica fazer uma plataforma para elevar os recipientes. 

Conheça as principais características de algumas mudas:

Alecrim - Assim como o manjericão e a pimenta, ele forma uma touceira e pede vaos redondos e fundos, entre 30 e 40 cm de profundidade. Em recipientes rasos, não dura mais do que uma colheita.

Orégano - A raiz pouco profunda o libera para ser plantado em vasos e jardineiras menores. Faz um bom casamento com tomilho, alecrim ese segurelha, uma espécie bastante usadad na culinária francesa.

Hortelã - Deve ser plantada sempre sozinha. Suas raízes são agressivas. Ou matam as plantas próximas ou sofrem por falta de espaço.

Tomilho - É ótima companhia para o louro. Você pode plantar o louro no centro do caso e o tomilho como forração. Ambos aceitam o plantio em recipientes pequenos.

Manjerna - Tempeiros rasteiros, como ela e a capuchinha, vão bem em jardineiras de 15 a 20 cm de profundidade. Por serem resistentes, então entre os mais fáceis de cultivar.
Fonte: Revista Casa Claudia












Nenhum comentário:

Postar um comentário